Campus da UFC de Crateús obtém a 2ª maior nota do Brasil em Engenharia Civil.

Foi divulgado nesta terça-feira (20) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o resultado consolidado do ENADE 2019. O Curso de Engenharia Civil do nosso Campus participou pela primeira vez do exame, com a participação de 23 alunos formandos do ano de 2019. O curso recebeu conceito máximo(5), obtendonota contínua de 4.906. Essa nota foi a segunda melhor do país entre todos os cursos de engenharia civil de instituições públicas ou privadas, ficando atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Coordenação do curso classificou o feito como “motivo de muita alegria e satisfação” destacando o fato de ser apenas a primeira turma a se formar e, consequentemente, a primeira turma do curso a realizar o exame, além de ressaltar a superação das dificuldades inerentes à um Campus no interior: “Provamos que geografia não determina capacidade e, contra todos os prognósticos, obtivemos um dos melhores desempenhos no Brasil” (Integra da nota ao fim do texto).

O curso obteve nota máxima também no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Componente do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o indicador busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no ENADE e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A Direção do Campus, por meio do prof. Sandro Lima, vice-diretor, externou seu orgulho e parabenizou professores e alunos pela conquista: ” Esse resultado é fruto da dedicação de todos que compõem o curso; coordenação, estudantes, docentes e servidores, que apesar de todas as dificuldades, fizeram um belo trabalho. Gostaria de parabenizar os estudantes e ao curso pelo ótimo desempenho e por essa grande conquista. Essa conquista é um exemplo que reforça a importância da interiorização da universidade como agente mobilizadora de transformações socioeconômicas para os Sertões de Crateús”.

Os cursos de Engenharia Civil de outros campi da UFC também foram destaques e receberam conceito máximo, é o caso do curso dos campi de Russas, obtendo a 13ª maior nora do país, e Fortaleza, 32ª. No total 13 cursos da UFC em diversas áreas e campi obtiveram conceito máximo no  ENADE, ao todo, 26 curso da instituição foram avaliados. 

EXAMEE – O ENADE, aplicado pelo INEP, avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação da prova ocorreu em 2004, e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. A próxima prova, antes prevista para novembro deste ano, foi adiada para 2021 por conta da pandemia de covid-19, com aplicação para estudantes de 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, com foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins.

UFC Campus Crateús

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem