Hospital São Lucas divulga nota sobre caso de idosa de Ipueiras que faleceu por covid-19

A Assessoria de Comunicação do Hospital São Lucas de Crateús enviou nota a imprensa na manhã desta segunda-feira, 06, em que esclarece nota publicada pela Prefeitura de Ipueiras. A Prefeitura informou que o Hospital São Lucas não comunicou que a vítima tinha covid-19, nem ao município e nem a regional, e a Secretaria Municipal de Ipueiras oficiou o hospital cobrando explicações detalhadas e manifestando repudio pela negligência em não ter passado informações para o município.

Entretanto, em entrevista a rádio Vox FM, o próprio Secretário de Saúde, Tiago Pinho, havia informado que quando idosa, ao ser transferida para Crateús, no dia 24 de março, tomou conhecimento que o médico desconfiou que a mesma fosse suspeita e que havia solicitado teste Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN).

De acordo com a nota, “a paciente foi atendida pelo médico que, diante da evolução do seu quadro clínico, determinou o internamento em sistema de isolamento, com suspeita de pneumonia viral ou bacteriana, tendo sido iniciado tratamento para as duas etiologias. No dia 24/03/20 foi coletado material para SWAB e a Vigilância Epidemiológica de Crateús e a família foram devidamente notificadas e seguindo o fluxo determinado pelas autoridades de Saúde estaduais e municipais, todas as doenças que exigem notificações compulsórias são oficialmente comunicadas à Vigilância Epidemiológica do Município de Crateús”.

Confira a nota do Hospital São Lucas na íntegra:

O Hospital São Lucas informa que a paciente M.M.X., de 83 anos, deu entrada em nossa unidade em 23/03/20, às 13h13, encaminhada de Ipueiras, com histórico de internação durante quatro dias em hospital de origem daquele município e relato de febre diária, dispneia, hipotensão e infecção pulmonar. Em sua guia de internação não constava hipótese diagnóstica COVID-19.

Às 13h39 a paciente foi atendida pelo médico que, diante da evolução do seu quadro clínico, determinou o internamento em sistema de isolamento, com suspeita de pneumonia viral ou bacteriana, tendo sido iniciado tratamento para as duas etiologias. No dia 24/03/20 foi coletado material para SWAB e a Vigilância Epidemiológica de Crateús e a família foram devidamente notificadas. A paciente foi a óbito em 25/03/20.

O Hospital São Lucas informa que, seguindo o fluxo determinado pelas autoridades de Saúde estaduais e municipais, todas as doenças que exigem notificações compulsórias são oficialmente comunicadas à Vigilância Epidemiológica do Município de Crateús. O Hospital informa, ainda, que até o momento não há nenhuma recomendação a respeito de alteração desta rotina para casos de COVID-19.

O Hospital São Lucas foi comunicado do resultado positivo da paciente para COVID-19, pela Vigilância Epidemiológica de Crateús, no domingo, 05/04/20, por volta das 18 horas.

Todas as informações sobre o atendimento à paciente estão relatadas em Prontuário Médico.

Atenciosamente,
Hospital São Lucas

NATHAN LOIOLA

Postar um comentário

0 Comentários