Município de Tauá está entre as 10 do país com menor índice de umidade do ar

O município de Tauá, a 337 km de Fortaleza, é uma das 10 cidades do Brasil com o menor índice de umidade relativa do ar. Na tarde de segunda-feira (7), a umidade em Tauá era de 17%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município com o menor índice foi Piracicaba (SP), com 10%.

Outras duas cidades do Ceará registraram baixa umidade do ar nesta segunda-feira ficando entre as 21 do país com menor índice. Iguatu, na Região Centro-Sul, registrou 18% e Barbalha, na Região do Cariri, computou 19%.

Sem previsão de chuva, as temperaturas nas três cidades cearenses devem variar entre 17°C (mínima) e 37°C (máxima), conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já em Fortaleza a umidade relativa do ar para terça-feira não deve passar de 50%. Além disso, a capital deve registrar mínima de 24°C e máxima de 32°C.

Alerta emitido

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (7), aviso de baixa umidade do ar com alto grau de severidade para o extremo sul do Cariri. O alerta foi válido até o fim da tarde de segunda.

De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar na segunda poderia variar de 12 a 20%. Entre os municípios do Ceará com previsão de alerta para baixa umidade estavam: Abaiara, Araripe, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Crato, Ipaumirim, Jardim, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte, Porteiras, Salitre e Santana do Cariri.

No segundo semestre, as baixas umidades são comuns no Ceará. “Nesse período aparecem, comumente, grandes massas atmosféricas de ar seco no país, principalmente pelo seu interior. No estado, isso também acontece notadamente nas regiões distantes do litoral”, comenta o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz.

Umidade do ar ideal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Ainda segundo a instituição internacional, é considerado estado de observação quando a umidade apresenta entre 31% a 40%. Quando ela fica abaixo dos 30%, classifica-se como atenção. Já entre 12% e 20%, é considerado estado de alerta. Por fim, abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem