Estudantes de escola profissional de Crateús realizam Visita Cidadã Guiada no TCE Ceará

Alunos da Escola de Ensino de Educação Profissional (EEEP) Manoel Mano, de Crateús, estiveram no TCE Ceará para participar do projeto “Visita Cidadã Guiada”, nesta terça-feira (22/10). Uma iniciativa da Escola de Contas e Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), o programa reuniu 50 alunos do 2º ano do Curso Técnico de Administração, acompanhados pelas professoras Karine Sampaio Veras e Danielle Soares.

Os estudantes foram recepcionados pela consultora técnica do IPC, Fabíola Cruz e, em seguida, conheceram as atividades e atribuições do Tribunal, por meio de palestra proferida pela servidora do Instituto, Sandra Valéria de Morais. Para a aluna Luma Holanda, “a visita proporcionou conhecimento sobre como estou inserida na sociedade e quais meus direitos e deveres, além de me auxiliar na decisão sobre minha carreira profissional”. 

“Precisamos estar cientes do que acontece com as contas do nosso país, estado e município, e esse é o ambiente ideal para conhecer esse processo. Durante a palestra entendemos até que ponto podemos chegar, sendo administradores, na iniciativa pública e privada, agindo dentro da lei”, ressaltou o estudante Lucas Bernardino, que elogiou a iniciativa.

Durante a sessão plenária, que acontece todas as terças-feiras, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, deu as boas-vindas aos alunos. O diretor-presidente do IPC, Alexandre Figueiredo, conversou com os alunos e afirmou que “a ideia do Tribunal é estar cada vez mais perto da população”. 

Para a professora de Gestão de Qualidade, Danielle Soares, as visitas técnicas reforçam o que é ensinado em sala de aula. “A iniciativa leva a transparência aos cidadãos e aos alunos, que formam opinião da família e amigos. É uma troca de conhecimento relevante dos alunos com o Tribunal de Contas”.

Reforçando a fala da colega, a educadora em Direito Empresarial e Gestão Organizacional, Karine Sampaio, disse que “a visita ao Tribunal é bastante significativa, porque eles entendem da importância do TCE e, especialmente, passam a ter mais ciência que, como cidadãos, podem cobrar dos gestores e das instituições públicas, a fim de buscar soluções para os principais problemas de sua cidade”. 

O programa 

A Visita Cidadã Guiada tem como objetivo proporcionar aos estudantes de instituições de ensino de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula.

Com Ascom

Postar um comentário

0 Comentários