Através de uma rede social, estudantes de Nova Russas (a 303km de Fortaleza) reclamaram da situação do transporte público universitário. Bastou uma publicação do internauta Anderson Alves para que o “post” tivesse dezenas de reações, comentários e compartilhamentos.
Entre as principais reivindicações, estão as péssimas condições de um dos ônibus que faz o traslado Nova Russas-Crateús, destino dos universitários que estudam, em sua maioria, nos campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Instituto Federal de Educação (IFCE).
“Falta cinto de segurança e, quando tem, falta a fivela. Falta fiscalização , alunos indo sentados no piso, sem a mínima segurança”, expõe o também universitário, Carlos Eduardo, que relatou, ainda, sobre a superlotação do transporte.
Caso ocorrido
As indignações eclodiram devido a alunos que ficaram na cidade de Crateús no dia 29 de julho, impossibilitados de retornarem à Nova Russas. “Um ônibus que cabe 20 pessoas, eles colocam 30”, diz Anderson Alves, expondo a incapacidade do sistema de transporte atender toda a demanda.
O universitário cobrou uma atitude das autoridades políticas, dando ênfase ao prefeito do município de Nova Russas, Rafael Pedrosa (PMN), e ao deputado estadual Bruno Pedrosa (PP), que possui ligações com a cidade.
“Não adianta a prefeitura ficar apagando meus posts”, denuncia o aluno, dando a entender que há uma tentativa de censura quanto às suas manifestações em rede social.
Secretaria de Educação
Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com pessoas ligadas à Secretaria de Educação do Município e com a Prefeitura Municipal para se posicionarem sobre o caso e apresentarem possíveis soluções e esclarecimentos. Porém, até o fechamento desta matéria, as nossas ligações não foram atendidas.
(A Notícia do Ceará)