Municípios dos Sertões de Crateús voltam a registrar chuvas

Cidades da região dos Sertões de Crateús e dentre 18 municípios cearenses voltam a registrar chuvas nas últimas 72 horas, conforme confirma dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O município de Crateús havia registrado média de 10 milímetros de chuvas na quinta-feira (11), sendo o município e a região contemplado com chuvas por volta das 7h00 da manhã desta sexta-feira (12), porém dados em milímetros ainda não foram divulgados pela Funceme.

De acordo com a Funceme, a ocorrência de chuvas neste período do ano não é motivo de alarde. Chuvas leves em espaços curtos de tempo fazem parte, segundo a Pasta, da época de pós-estação chuvosa – que dura até fevereiro.

O meteorologista David Ferran afirma que as precipitações ocorrem por distúrbios ondulatórios concentrados na região leste do Nordeste brasileiro. “O fenômeno traz chuva para estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, e acaba afetando o Ceará com chuvas mais leves”, completa. David Ferran explica que essas ocorrências de precipitações leves podem continuar até a volta da estação chuvosa.

Chuvas matinais

David afirma que 80% dos registros de chuva neste período do ano ocorrem de madrugada e no início da manhã. Ele reforça, ainda, que entre os meses maio e agosto, as precipitações ocorrem com 15 mm de média no Estado do Ceará, com 10 mm de média na Região do Cariri e 30 mm no litoral. Índice bem menor do que no período de estação chuvosa, quando é registrada média de 80 mm, entre os meses fevereiro e maio.

Nathan Loiola com Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem