728x90

centered image

Alunos do IFCE de Crateús são aprovados em concurso da Secretaria de Educação do Estado

25 egressos do IFCE campus de Crateús foram aprovados no concurso para o cargo de professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, que teve o resultado divulgado em março deste ano.

Eles concluíram os cursos de licenciatura em Letras, Matemática e Física e da pós-graduação em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática. No total, foram dezessete candidatos aprovados em Matemática, cinco em Língua Portuguesa, dois em Física e um aluno em Língua Espanhola. Dos aprovados na área de Matemática, quatro são egressos do curso de especialização em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática e três foram graduados no curso de licenciatura em Matemática do IFCE e pós-graduados nesse curso de especialização.

O diretor-geral Aglodualdo Junior demonstra muita satisfação com a aprovação dos ex-alunos no concurso. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Nossos resultados têm sido os melhores em todos os campos em que nos propomos a atuar”, afirma. O diretor-geral parabeniza os alunos, professores, técnicos e servidores terceirizados, que, para ele, são os responsáveis pelo sucesso do Instituto Federal, referência em educação, ciência e tecnologia no sertão de Crateús e na região.

O diretor de Ensino Diego Ximenes também comemora o resultado. “Esse número expressivo de aprovados demonstra que o campus de Crateús vem atuando com excelência na formação de professores”, avalia. O docente pondera que o sucesso dos egressos é ainda maior, já que muitos cursos de licenciatura são recentes e ainda têm poucas turmas formadas. “Ficamos muito felizes, o resultado é muito significativo”, conclui.

Formação e Experiência

Riane Leitão Bezerra, graduada em licenciatura em Matemática e pós-graduada em Ensino da Ciências da Natureza e da Matemática, foi uma das aprovadas. Ela conta que já atua como docente, sido, inclusive, professora substituta no próprio IFCE. “Quando entrei no Instituto, expandi meus horizontes; meus sonhos e planos se ampliaram”, relata. A estudante conta que todo o conhecimento científico que recebeu a ajudou no seu crescimento profissional e pessoal. “O IFCE me preparou, sim, para todas as etapas da vida. Me ensinou a sonhar e me mostrou que eu tenho capacidade para conquistar tudo o que quero”, revela.

Ana Karoline Pereira Carlos, graduada em licenciatura em Letras pelo IFCE, hoje é professora da rede estadual na Escola Liceu de Ararendá e também foi aprovada no concurso da Seduc. Para ela, o Instituto Federal conta com um corpo docente altamente qualificado que favorece a formação de seus alunos. “O IFCE mudou minha vida”, conta. A professora aguarda a convocação do governo do estado e já faz planos para o futuro: “Pretendo continuar meus estudos para, posteriormente, ingressar em um mestrado na minha área ou até mesmo passar em um concurso para ser professora do Ensino Superior”.

Antonio Breno Rodrigues Martins ingressou no IFCE no curso de especialização em Ensino das Ciências da Natureza e Matemática. Graduado em Matemática e Biologia, ele é professor da rede municipal de Crateús e conta que já tinha a expectativa de ingressar na rede estadual. Ele atribui a aprovação ao corpo técnico e docente do IFCE: “Profissionais totalmente comprometidos e competentes”, resume.

Concurso

Com edital publicado em julho de 2018, o concurso para professor da Seduc foi realizado em três etapas: prova objetiva de conhecimentos básicos; prova prática de docência e avaliação de títulos. As duas primeiras etapas foram classificatórias e eliminatórias; a terceira, somente classificatória.

Os aprovados e contratados ingressarão na carreira no cargo de professor, nível A, que é o inicial. Entre as atribuições do docente, estão participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, e zelar pela aprendizagem dos alunos. Além disso, cabe ao professor estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento, ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos e participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

Lista de alunos por área de aprovação

Língua Portuguesa

Ana Karoline Pereira Carlos
Cícero Aldo Alencar da Silva
Ediberto Gonçalves Ribeiro
Francisco Jociel Rodrigues da Silva
Paloma Pereira Lopes

Língua Espanhola

Hector Jesus Fabian Romero 

Matemática

Ana Flávia Peres Dias
Antonio Breno Rodrigues Martins
Darlison Marinho de Oliveira
Dimes Rael Soares
Erica da Costa Barbosa
Francisco Renato de Araujo Ferreira
Glaylton Batista De Almeida
Joao Paulo Mota Da Silva
Jordan Almeida Fernandes
José Mario Furtado de Oliveira
Luan Cavalcante de Sousa
Maria José Batista
Natália Maria Albuquerque Souza
Pedro Félix Lopes Gomes
Rafaela Aragão Dias
Riane Leitão Bezerra
Stefferson Rodrigues Alves

Física

Elenilce Ambrósio de Souza
Romério Carlos de Sousa

Postar um comentário

0 Comentários