Professores de Universidade em São Paulo conhecem aspectos de desenvolvimento de Crateús

Nove professores da Universidade Federal do ABC Paulista, no estado de São Paulo, estiveram na manhã desta terça-feira (09) cumprindo turnê por estados nordestinos com objetivo de conhecer a agricultura e seus desafios.

De acordo com a professora Susana Cleper em entrevista ao repórter Antonio Fontenele na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o grupo é composto por professores de várias áreas, coordenados por pesquisador, com atuação de sociólogos e engenheiros.

“A gente procura olhar como esses municípios se desenvolvem, quais são as características, onde a agricultura familiar está inserida, a caprinocultura, a pecuária, e como essas ações são importantes para a gente olhar para o desenvolvimento dos municípios, não só para os aspectos econômicos, mas também os aspectos sociais e políticos de cada município”, disse a professora.

Sobre o município de Crateús, a professora afirmou identificar quais são as alternativas que as pessoas usam para driblar seus problemas e dificuldades. “A gente teve a sorte de vir num momento de inverno, que o município está bonito e verde. Mas a gente percebe que as pessoas buscam alternativas, a seca não é impedimento para a vida das pessoas, elas buscam alternativas, elas convivem com a seca. É algo que a gente pode levar de experiência para outras regiões do país”, destaca.

Após Crateús, os pesquisadores partem para o município de Tauá, na região dos Inhamuns, e em seguida seguem para o estado do Piauí.

Repórter: Nathan Loiola

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem