Médicos estão com salários atrasados em Catunda; Secretário diz que é da gestão passada

Matéria publicada pelo jornal O Povo nesta quinta-feira (11) cita o caso de 12 municípios cearenses que médicos estão com o salários atrasados, dentre eles o município de Catunda, na região dos Sertões de Crateús.

De acordo com assessoria do Sindicato dos Médicos do Ceará, algumas prefeituras não consideram os processos passados. “É um erro, porque o que muda é o prefeito, a prefeitura permanece”.

Cândido Albuquerque, advogado e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, esclareceu o embargo. “O débito sendo do município, o atual prefeito é responsável pelo débito. Quem está devendo é o município, independente de quem seja. O débito existe, não importa quem for o prefeito, o município tem que arcar com ele”, esclareceu Cândido.

Procurado pelo blogueiro Nathan Loiola, o Secretário de Saúde de Catunda, Rogério Mendonça, afirmou que os débitos são referentes a gestão passada, mas na atual gestão não há atraso de pagamento. “Essa informação que o Cremec (Conselho Regional de Medicina) divulga é referente a 2016”, disse. O Secretário não respondeu se a atual gestão pretende quitar o débito, mesmo que seja da gestão anterior.

De acordo com o Devedômetro de março, serviço do Sindicato dos Médicos que monitora prefeituras em atraso com o pagamento da categoria (seja a gestão atual ou não), 12 municípios estão devendo a profissionais da área. São eles: Acarape, Aracati, Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Icó, Limoeiro do Norte, Marco, Mulungu, Pacajus e Quixadá.

Repórter: Nathan Loiola, com O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem