Volumes de açudes da região de Crateús permanecem praticamente inalterados

Reservatórios de água da região dos Sertões de Crateús não apresentam grande variação no volume com as precipitações da quadra chuvosa iniciada no final do ano de 2018 e que também tem ocorrido neste mês de fevereiro.

Os últimos dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh, em seu Portal Hidrológico, apontam que o açude Carnaubal, principal reservatório de água localizado em Crateús, permanece com sua variante no volume de água em 4,55%, ou seja, 3,33 hm³ (hectômetros cúbicos).

Entretanto, o principal reservatório que abastece o município, o açude Araras, localizado no município de Varjota, permanece com a variante de 161,13 hm³, significando 18,75% de seu volume.

O açude Flor do Campo, localizado no município de Novo Oriente, teve um aumento considerável de sábado para domingo (17), sendo que foi registrado no domingo o volume 1,12%, contra 0,31% do dia anterior. De acordo com populares moradores do município, isso significou um aumento em média de 70 centímetros na elevação do volume.

Já o açude Jaburu II, que abastece o município de Independência, não teve registros divulgados pela Cogerh no último domingo, sendo o último registro datado da sexta-feira (15), de volume de 10,26%. Em Ipaporanga, o açude São José II teve divulgado o volume de 8,48% na última quarta-feira.

O açude Carão em Tamboril, e Farias de Sousa em Nova Russas, não tem dados divulgados pela Cogerh.

Repórter: Nathan Loyola

Postar um comentário

0 Comentários