Quiterianópolis, Tauá e Novo Oriente registram as maiores chuvas do Ceará

Os municípios de Quiterianópolis, Tauá e Novo Oriente, na região dos Sertões dos Inhamuns/Crateús aparecem no ranking deste sábado (16) da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), das 10 maiores chuvas do Ceará das últimas 24 horas.

As localidades de Monteiro e Cruz, em Quiterianópolis lideram o primeiro e segundo lugar do ranking respectivamente, com 180.0 mm e 125.0 mm. Já o vizinho município de Tauá registrou na Fazenda Belo Horizonte, 86.0 mm, na 6ª posição.

Entretanto, pluviômetros de populares da região chegam a registrar 150.0 mm na localidade de Pombo, e 200.0 mm em Mangueira, ambas localidades da zona rural de Quiterianópolis.

Choveu também em Crateús, Tamboril, Independência e Ipueiras, porém a máxima registrada pela Funceme foi de 21.0 mm no pluviômetro no aeroporto de Crateús.

A principal causa das precipitações mais intensas foi a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que apresenta-se próximo à costa norte do Ceará, assim como a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está posicionado sobre o sul do Estado do Maranhão.

Repórter: Nathan Loyola

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem