Euller Loiola Sena é mais um dos vários alunos que buscam aprovações no Exame Nacional do Ensino Médio e, para isso, precisou se esforçar para garantir uma boa pontuação no Enem. Estudante de escola pública desde o Ensino Fundamental, Euller, morador da zona rural de Crateús, no distrito de Realejo, sempre teve uma rotina de estudos puxada e exaustiva.

No entanto, os seus 980 pontos na redação mostram que a dedicação e o esforço são ferramentas importantes para quem quer se dar bem nos estudos. Com 18 anos de idade, o filho de agricultores crateuenses conta da importância de lutar pelos sonhos e ter ao seu lado pais, professores e amigos que confiam em seu potencial.

O Estudante da Escola Profissional Manoel Mano fala da satisfação de ter estudado em uma escola que o preparou para encarar uma das provas mais aguardadas pelos alunos do Ensino Médio: “Estou muito feliz por essa conquista e orgulhoso por ter dado esse proveito para minha família e professores que sempre me apoiaram!”, afirma.

A EEEP Manoel Mano se preocupada com a formação crítica dos estudantes, a fim de desenvolver habilidades em argumentar temas polêmicos da sociedade, o que possibilitou vários alunos alcançarem bons resultados no Enem. Além disso, dispõe de projetos para potencializar os estudos voltados ao exame que acontece todo ano. Euller dar dica de conhecer minunciosamente as 5 competências de avaliação da prova e garante que os treinos semanais são importantes para aperfeiçoar o texto: “Precisei praticar muito, porque redação exige muito treino e ampliação do repertório sociocultural. Minha primeira nota no Enem foi 480, mas nunca desisti do meu objetivo. Por isso, agradeço muito a minha escola e aos Professores que souberam conduzir muito bem o processo.”

Acordar, levantar cedo e ajudar os pais nos serviços diários nunca foram empecilhos para tirar a confiança e a força de vontade de chegar a esse resultado. Euller Loiola sempre foi orgulho dos pais, principalmente por enfrentar o desafio de estudar em uma Escola Profissional quando muitos não acreditavam em seu potencial. “Muitos achavam que eu não iria me adaptar, pois sempre estudei na zona rural. Fui capaz, sou capaz!”.

Euller é a representação dos alunos de escola pública que mostra que é possível alcançar as suas metas quando se dispõe a lutar pelos seus ideais. Agora é aguardar para as inscrições dos programas educacionais e ingressar na Universidade. O aluno deixa a mensagem àqueles que estão se preparando para este ano: “Não foi sorte, foi muita dedicação aos estudos e força de vontade. Se você quiser vencer na vida, tem que se esforçar!”.

Foto: arquivo pessoal
Repórter: Nathan Loyola. Colaborou Francélio Soares