Em 1º de janeiro de 2019 as atenções da política estarão para Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e Congresso Nacional. Acontecerão a posse pela segunda vez do governador Camilo Santana (PT), e a primeira posse do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), respectivamente.
No Legislativo crateuense, além do presidente Conegundes (DEM), para o terceiro mandato, também farão parte da nova Mesa Diretora, Enivaldo Sampaio (PPS) como vice-presidente, Joaquinzinho Azevedo (PPS) como segundo vice-presidente, Zagalo Melo (PSD) como Secretário, e Raimundo Lopes (PT) como Segundo Secretário. De acordo com Conegundes Soares, não haverá programação especial de posse no dia 1º de Janeiro na Câmara Municipal, mas ocorrerá a sessão da câmara normalmente na quarta-feira (02).
No âmbito estadual, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Zezinho Albuquerque, dará posse a Camilo Santana (PT) e Izolda Cela para seu segundo mandato no Governo do Estado, que acontecerá em cerimônia restrita a secretários de Estado, prefeitos, deputados estaduais em mandato, líderes partidários, as famílias do governador e da vice, e convidados. Logo em seguida, todos seguem para o Palácio da Abolição, onde será oficializado o secretariado.
Em Brasília, será o momento mais aguardado com a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL). No plenário do Congresso Nacional, ele e seu vice Hamilton Mourão farão o juramento, a assinatura do termo de posse e o pronunciamento. Em seguida, Bolsonaro segue para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial de Michel Temer (MDB), atual presidente. A solenidade deverá contar com um forte aparato de segurança, que vem sendo instruído pelo Gabinete de Segurança Institucional.