Top Ads

header ads

Moradora da Itália, cearense de Crateús mostra o país em canal do Youtube

A brasileira Aline Lucena, natural de Crateús, interior do Ceará, há anos reside na Itália, onde decidiu se estabelecer e até já possui cidadania.

 Ao chegar no país, a brasileira afirma que foi amor a primeira vista, e somado ao amor por paisagens e pela fotografia, decidiu mostrar aos brasileiros através de canal no Youtube, além das paisagens, mas as características da vida e do povo italiano.

Aline já gravou vários vídeos sob diversos temas, como "A minha vida antes da Itália", "O que não se deve fazer na Itália", além de vídeos que fala sobre preços e custo de vida no país europeu.

O repórter Nathan Loyola entrevistou a cearense com detalhes, confira:
Autoridade italiana realizando cerimônia de cidadania italiana à brasileira
Há quanto tempo você mora na Itália?

Há quase 9 anos

Porque decidiu ter a Itália como destino?

Sou casada com um italiano

Quais são alguns de seus familiares mais conhecidos de Crateús? 

Meu pai é o Lucena que trabalhou por muitos anos no antigo Banco do Estado do Ceará(BEC). Atual Bradesco. Minha mãe se chama Fátima e trabalha na área de confecção. Tenho dois irmãos que moram em Crateus: Alisson trabalha como professor e duas irmãs na área de assistência social: Lívia trabalha no CAPS de Crateus e Liana que mora e trabalha em Fortaleza.
Aline e seus familiares cearenses de Crateús, na Cicília, em local onde foi cenário do filme O Poderoso Chefão
Como surgiu a ideia de criar o canal no Youtube?

Depois que cheguei na Itália me apaixonei pela fotografia, sou fotógrafa amadora. Com o intuito de mostrar a beleza da Itália, minhas viagens e como é viver nesse país,  resolvi criar o canal.

Qual o principal conteúdo do canal?

O Canal mostra um pouco de como é a vida na Itália. A minha vida aqui, a beleza desse país, curiosidades, culinária e alguns desafios de quem mora fora do Brasil.

O que você tem achado na aceitação do seu canal por parte dos brasileiros?

Meu canal foi criado em 2017 e é pequeno ainda. Tenho muitos seguidores brasileiros que moram no Brasil e no exterior também. Tenho recebido muito carinho e recebido muitos elogios pelos vídeos que faço. Através do Canal fiz  muitas amizades legais  também. E isso para mim é muito gratificante.

7. Quais são as principais dificuldades para os brasileiros na Itália?

Na minha opinião, uma das maiores dificuldades é aprender o idioma. Apesar do italiano vir do Latim como o Português, requer muita dedicação e estudo para aprender. Além do Italiano, cada região tem dialetos próprios também.  Saudades da família no Brasil.

Aline, esposo e filha durante o natal
Quais os lugares que você conhece e recomenda aos brasileiros à conhecerem na Itália?

Conheço muitas cidades de Norte a Sul da Itália. No canal vocês podem conferir o meu tour por esse maravilhoso país. Quem vem pela primeira vez, não pode deixar de conhecer Roma, Veneza e Florença.  A Sicília é linda também. Os sicilianos são muito receptivos como os brasileiros. Aqui na Sicília tem uma das melhores culinárias da Itália. Quem vier para a Sicília, não pode deixar de conhecer Taormina, Palermo e Agrigento.

É comum preconceito contra brasileiros na Itália? 

Infelizmente, o preconceito existe mas não por ser brasileiro mas por ser estrangeiro. Isso existe na Itália e no mundo todo. Moro na Sicília e não tive muitos problemas em relação a isso.

Você pretende voltar a residir no Brasil?

Não pretendo voltar a residir no Brasil porque a situação atual do nosso país está muito complicada  em todos os sentidos. Mas nunca se sabe o dia de amanhã.

Você recomenda que mais brasileiros possam residir na Itália?

Sim, recomendo. A vida aqui é muito tranquila. Temos qualidade de vida que infelizmente no Brasil não existe. Mas para vir morar aqui é necessário se organizar primeiramente e aprender o idioma.

12. É comum você encontrar com brasileiros na Itália?

Em todos os lugares encontro brasileiros, principalmente no norte da Itália.

Quais são suas metas a serem atingidas em seu canal?
O canal crescer, alcançando  um público maior e ser reconhecida pelo meu trabalho.

Repórter: Nathan Loyola
Imagens: Arquivo pessoal

Conheça o canal da brasileira, é só clicar aqui
Siga Aline no Instagram: @aline_na_italia_