Top Ads

header ads

Festival do Carneiro promete movimentar os Sertões de Crateús

Realizado em Crateús, o evento é uma promoção do Sebrae Ceará com o apoio da Prefeitura do município.

Já pensou comer um hambúrguer de carne de carneiro? Ou uma pizza feita com esse tipo de carne? Achou interessante? Pois nos dias 23 e 24 deste mês vai acontecer em Crateús o I Festival de Carneiro da região. O evento inovador pretende reforçar a identidade da culinária dos sertões cearenses e valorizar o consumo de carneiro entre visitantes e a comunidade local.

O festival será o marco inicial de um projeto que pretende ser um vetor de desenvolvimento da economia local, a partir da estruturação da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura com foco no Turismo e na Cultura regional. Afinal, a Culinária desta região tem no consumo deste tipo de carne uma das suas características, principalmente por ela ter alto valor nutricional e um sabor único.

Além disso, o Festival vai servir, também, para popularizar o uso da carne ovina em pratos diferenciados e que devem ser disseminados nos cardápios, tanto dos meios de hospedagem como nos de alimentação da região. Para isso assegurar qualidade a essa iniciativa, estão sendo realizados treinamentos, cursos e oficinas, ministrados aos chefs de cozinha locais, para que eles aperfeiçoem a elaboração e variedade dos pratos, contemplando dos mais simples aos mais refinados.

Preparação

Ao todo, 20 empreendimentos formalizados foram estruturados para participar do evento, com ações que começaram em outubro e vão se estender até 24 de novembro e que envolvem palestras de sensibilização, orientações e formalização de empreendimentos, consultoria em Atendimento ao Cliente, cursos de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, de Culinária regional e de Culinária ovina.

O objetivo é aumentar a produção e comercialização da carne de carneiro da região; fortalecer o setor de Ovinocultura, garantindo a atração de novos negócios e geração de empregos; contribuir para o crescimento da gastronomia regional e valorizar a identidade cultural, tornando a cidade conhecida pela diversidade e criatividade em pratos típicos à base da carne de carneiro.

Serviço
I Festival de Carneiro de Crateús
Data: 23 e 24 de novembro de 2018
Local: Praça da Matriz de Crateús

Com Sebrae/Diário do Nordeste