Top Ads

header ads

Ex-camelô, novorientense é o maior produtor de banana do Piauí

Um dos maiores produtores de banana do Estado do Piauí é um Juiz de Direito de Novo Oriente Ceará e já foi inclusive camelô na cidade de São Paulo

Dr. Wagner e seu filho, atual administrador da fazenda, Gentil Linhares. Foto: Facebook
Um projeto do Dr. José Wagner Linhares, que começou como hobby, há vinte e dois anos é um ótimo negócio. Gerenciado atualmente pelo seu filho, Gentil Linhares, conta com uma equipe formada por agrônomo especializado, operários, motoristas, mecânicos, numa das maiores produtoras de bananas do Estado do Piauí, localizada na Fazenda Linhares, em Valença do Piauí, uma grande Fazenda com atividades diversas a 200 km de sua terra natal.

Lá, ele próprio mora e trabalham atualmente cerca de quarenta funcionários, todos com carteiras de trabalho assinadas e todos os direitos trabalhistas em dia. Produz em média trinta toneladas de bananas por ano, que abastecem o mercado consumidor piauiense e às vezes o Maranhão.

Fazenda também é palco de competições de motocross. Foto: internet
Além de banana, na fazenda são produzidos outros frutos, como mamão, cana de açúcar, além de criação de bovinos, caprinos ovinos, peixes, galinha caipira, capotes, porcos, e outros animais.

Nascido em Novo Oriente, Ceará, o Dr. Wagner Linhares, como é mais conhecido, é um magistrado aposentado, e contou ao repórter Nathan Loyola nesta terça-feira (23/10), que nem sempre sua vida foi fácil. Saiu de sua cidade natal no ano de 1969 para estudar em Crateús, de onde partiu para Sobral, e no ano de 1977 foi concluir o segundo e cursar Direito no Estado de São Paulo

Estudando, desempregado e com espírito empreendedor, indignado porque recebeu suas férias do trabalho durante período escolar, foi em um setor atacadista e comprou três calças jeans e saiu vendendo. Numa tarde vendeu duas, e daí viu uma oportunidade de lucrar algo como camelô. Apesar de ser camelô e vendo uma condição de remuneração melhor, saiu do emprego e ficou apenas como vendedor ambulante.

O jovem Wagner Linhares queria mesmo era atuar na sua área de formação.

"Quando terminei a faculdade em 1984, voltei para o Ceará quando fiz exame de Ordem e fui morar no Piauí porque lá o irmão mais velho disse que tinha espaço para um advogado. Três anos depois mesmo sem nunca ter estudado para tal, fiz concurso e foi aprovado para Juiz de Direito no Piauí onde fiquei até me aposentar há cerca de dois anos", disse.

A fazenda também é palco de prática de esportes radicais, onde acontecem competições de motocross, ciclismo e outros esportes organizada pelo seu filho o que é administrador de empresa produtor de eventos e esportista (campeão nacional de patinação), além de piloto de moto e palestrante de matérias de gestão em empresas e faculdades.

Dr. Wagner Linhares tem boas lembranças da sua terra natal. "Nasci na Fazenda Morada Nova. Depois o papai foi morar na cidade e comprou do seu compadre Abdias, também pai do Bidoca na Farmácia sogro do Vagner Sales veterinário, uma loja de tecido que era ligada a uma casa e todo aquele Quarteirão da mercearia do Santo Antônio no centro de Novo Oriente. No ano de 1963 ele vendeu e comprou uma casa de frente à igreja onde hoje é a Escola Francisco Rufino Vieira, até quando em 69 a família mudou para Crateús posto que é Novo Oriente não possuía escola ginasial enquanto Gentil Aragão e a mãe Eletícia continuaram morando na fazenda Morada Nova até o fim de suas trabalhadas improfícuas vidas", concluiu Dr. Wagner.

Repórter: Nathan Loyola