Top Ads

header ads

Crateús: GCM's realizam curso de Qualificação Técnica de Armamento e Tiro

Foi realizada a aula inaugural do curso de Qualificação Técnica de Armamento e Tiro, para agentes da Guarda Civil Municipal - GCM,  de Crateús, nesta segunda-feira (03). A aula inaugural aconteceu no teatro Rosa Morais, e contou com o pronunciamento de autoridades políticas e autoridades da segurança pública.

O curso é de obrigatoriedade para o porte e manuseio de arma de fogo.  Os GCM's de Crateús terão 168 horas qualificação técnica. "Dada a qualificação necessária, começa os trâmites junto à Polícia Federal [...], para que consiga fechar o ciclo de qualificação e consequentemente entregar a documentação para a entrega de porte aos Guardas Municipais de Crateús", informou o instrutor do curso, GCM Nogueira, ainda afirmando que "não se moldam fardas ou instituições, se moldam pessoas".

Instrutor Nogueira, no vídeo abaixo, explica sobre a lei 10.826/03, artigo 6º, parágrafo 3º, § III, que permite os GCM's de Crateús obterem porte e atuarem armados:

[video width="1280" height="720" mp4="http://sertoesdecrateus.com.br/wp-content/uploads/2017/07/20170704_094559.mp4"][/video]

O curso está sendo ministrado por instrutores de várias partes do Brasil, entre eles de Salvador na Bahia, como o próprio instrutor Nogueira, Samuel Rodrigues, Rodrigo do Carmo e Cristiane Moreira. Também ministram o curso, Valéria Martins, instrutora de Goiania, Charles Emanuel, do Rio de Janeiro. De São Paulo, Pedro César Chaves, e de Fortaleza, Katia Pryscila, todos GCM's credenciados pela Polícia Federal. As despesas do cursos estão sendo custeada pelos próprios alunos. O comandante da GCM de Crateús, Inspetor Gomes, afirma apoiar o curso, uma vez que os GCM's de Crateús terão um grande avanço profissional e terão melhores qualificações para ajudar na segurança municipal.

Com a qualificação dos GCM's de Crateús e atuação com arma de fogo, espera-se um bom aumento da segurança do município. A lei nº 13.022, de 8 de Agosto de 2014, incumbe às Guardas Municipais, armas conforme previsto em lei.