Top Ads

header ads

Estudo aborda qualidade dos reprodutores caprinos em Crateús

A escassez de dados sobre o potencial reprodutivo dos caprinos na região inspirou a realização de um projeto de iniciação científica no campus de Crateús. O trabalho foi desenvolvido pela aluna Ingrid Rodrigues Sousa, do bacharelado em Zootecnia, resultando em artigo publicado na revista científica eletrônica Pubvet.

O projeto foi desenvolvido em duas propriedades da região de Crateús, onde foram coletadas amostras de sêmen e analisados parâmetros andrológicos de seis reprodutores caprinos da raça Anglo nubiano, uma das mais exploradas na região.

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFCE, a estudante ressalta a importância de conhecer o potencial do reprodutor caprino antes da compra ou antes de utilizá-lo no cruzamento com as cabras. Para isso, explica, “não basta avaliar os aspectos externos, mas conhecer a qualidade reprodutiva, com o intuito de desenvolver a caprinocultura na região”.

O artigo intitulado “Características andrológicas de caprinos Anglonubiano submetidos ao semiárido”, foi orientado pelo professor Francisco Carlos e contou com colaboração do professor Jefté Ferreira da Silva e do técnico em Agropecuária Valdênio Mendes Mascena, do IFCE campus de Crateús.

Para o professor Francisco Carlos, trata-se de uma pesquisa com caráter inovador, haja vista a carência de informações referentes a essa raça exótica quando submetida às condições climáticas dos sertões de Crateús.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Crateús